Qual o significado da Cabala?

Cerca de 5 mil anos atrás, Abrãao, o patriarca da Bíblia, fez com que surgissem os primeiros estudos cabalísticos.
Vale ressaltar, antes de qualquer coisa, que a cabala não é uma religião  muito menos uma doutrina, contudo, possui uma forte ligação com o judaísmo. Sendo o Torá, o texto base dos judeus, que são os textos escritos por Moisés. A cabala propõe uma interpretação um pouco mais profunda destes textos, podendo utilizar códigos e cálculos. O objetivo é levar o homem a sua plenitude, mesmo quem não é judeu. No judaísmo, a reencarnação não existe, Já na Cabala, sim. Não como uma maneira de 'espiar' o pecado do outro lado e voltar ao mundo para contar sua história, e sim, para possuir uma possibilidade de transcender espiritualmente até o nível mais alto dos espaços físicos.


A sabedoria da Cabala nos diz qual é a posição do homem no Universo, por que nasce, por que vive, qual é o seu propósito na Terra, de onde vem e para onde vai quando sua vida se completar neste mundo.
Toda a experimentação será realizada sobre si mesmo, em si mesmo. Sendo este o motivo da sua denominação "A Sabedoria Oculta". Oculta devido as atividades que o ser irá sentir dentro dele, e que somente ele saberá que está ocorrendo.

Sua Etimologia é a seguinte: Cabala deriva do verbo hebreu "lekabbel", que significa receber. A cabala descreve os motivos das ações como os "Desejos de receber", sendo diversas as classes de influências que podem ser recebidas, fazendo com que, cada um, faça um esforço dentro de si para poder doar para outros e receber, também. Agora, a pergunta é: como receber influências, doando o mínimo possível? Essa resposta é estudada há muitos anos e ainda não obtiveram uma resposta clara.

Para conseguir aumentar os estágios de conhecimento, primeiramente, você inicia com seus desejos, que é o mais banal de todos. Depois disso, vem a busca na espiritualidade, onde você aprenderá suas habilidades e limitações.
A Cabala existe nas coisas que não podemos controlar nem explicar, como são originados nossos sentimentos, por exemplo.

Para quem quer começar a seguir a Cabala, passará pelo primeiro estágio: o da geometria, das matrizes e diagramas. Depois, encontrará uma ciência exata que examina os sentimentos. Conhecendo melhor seus sentimentos, você terá a possibilidade de mudar suas direções, intensidades e controle.

A Astrologia Cabalística possui o asqueótipo da ÁRVORE DA VIDA, para dar luz nas tendências mais importantes dos seus sentimentos, e mudar, através de uma metamorfose os sentimentos maus.

Portanto, para recebermo sentimentos/energias das pessoas, devemos doar as nossas também. Uma troca de energias. É como se fôssemos um copo de água: quando cheio, não dá para colocar mais nada.