Quem conduziu o experimento para responder as estudantes foi o Chris Hadfield, astronauta também canadense, o qual está a pouco tempo como comandante da ISS. Mas desde que começou a possuir este cargo, tem feito muitos experimentos em gravidade zero.
As meninas que possuíram a dúvida se chamam Kendra Lemke e Meredith Faulkner e ainda cursam o 10 ano do Ensino Médio (como se fosse o primeiro ano do Ensino Médio para nós). As meninas, mesmo novas assim, ganharam um concurso da Agência Espacial Canadense, que era para que os jovens participantes pedissem ao Comandante da ISS que fizesse um experimento lá, sem precisar usar objetos de fora.
O experimento foi o seguinte: como não dava para mergulhar uma toalhinha em um balde, pois a água não ficaria no balde devido a gravidade zero, Chris teve que jogar diretamente de uma garrafinha de água na toalha.
Quando ele começou a torcer a toalha, a água não caia pois não havia gravidade, formando uma espécie de membrana gelatinosa na mão de Chris. Mesmo soltando a toalha, ela continuava torcida.
Suas palavras foram as seguintes:
" Devido à tensão superficial da água, ela percorre a superfície da toalha e chega em minha mão , como se eu tivesse gel nas mãos, e então fica lá".
CONFIRA O VÍDEO DO EXPERIMENTO: