Mas não e assim que a escola Fountain Colorado Elementary School vê. O advogado da escola afirmou que a decisão tomada foi não só pensando na vida de Coy, mas também, de outros no prédio da escola: dos alunos dos pais e do futuro dessas crianças que crescerão vendo Coy crescendo e não se desenvolvendo como uma menina deveria. Ainda ressaltou que o aparelho genital de Coy irá crescer com o resto do corpo, com o passar dos anos, e será extremamente desconfortável para os pais deixarem que suas filhas compartilhem o mesmo banheiro.
A escola afirmou que a decisão de deixá-la no mesmo banheiro irá provocar um problema psicológico na cabeça de Coy e dos amiguinhos de sala. Sabendo disso, o advogado disse que essa seria uma boa oportunidade da Escola reverter esse caso e dar uma lição de moral, respeito e amizade à todos os amigos de Coy.
A família está lutando incansavelmente pela Anti-discriminação na lei dos Direitos Humanos do estado do Colorado e, ao contrário de quase todas as escolas dos EUA, a dela não possuia um direitos dos alunos de usar o banheiro correspondente ao seu gênero.
Coy está estudando em casa e se diz não entender por que a escola foi tão má com ela.
A família afirma que, quando foram explicar para Coy, quando ela tinha apenas 3 anos, que era um menino, ficou em depressão profunda. "Ela disse que estava em um corpo que não era dela e que precisávamos fazer algo a respeito".
Outro transsexual que conhecemos na mídia é a filha de Angelina Jolie e Brad Pitt. Shiloh gosta de se vestir de homem e já fez questão que todos a chamassem de John.