Os Imperadores que ficaram mais malucos depois de possuírem tanto poder foram 4: NERO, CALÍGULA e CLAUDIO e HELIOGÁBALO.
NERO:
Seu nome nome de nascimento era Lucio Domitio Ahenobarbo e foi o último Imperador da dinastia Cesar. Sobrinho de Calígula e filho de Agrippina ( que se casou depois com o tio de Nero, Claudio). Depois de ascender ao poder, mudou seu nome para Nero Cláudio César Augusto Germânico.
Se tornou Imperador com apenas 17 anos, sendo o mais novo Imperador que Roma já teve. Essa ascensão repentina se deu devido a morte de seu tio Claudio. Sua adolescência conturbada ainda possuía espaço para seus dois tutores: Burrus e Sêneca. O Estado era consumido por Sexo, Violência e muita desordem.
Sem herdeiros, teve que armar um esquema onde divorciou-se de sua mulher para assumir o filho de Poppea.
Seu ato mais louco foi de construir lugares majestosos e depois queimar Roma, como se fosse um mero brinquedo. Sem contar que foi responsabilizado pela morte de sua própria mãe, de sua esposa e do seu meio-irmão.
CALÍGULA:
Gaio Julio César Germânico ou Calígula foi o Imperador mais desleixado do Império Romano. Assim que Calígula começou como regente, era notável como ele não tinha dom nenhum de governar. Era conhecido por possuir maldade e indignidade, fazendo a consequência disso, transformou Roma em um lugar de altas promiscuidades e desordem, chegando a ter casos sexuais escandalosos até com suas próprias irmãs.
Sua loucura foi anunciar seu próprio cavalo como senador. ISSO MESMO.
CLAUDIO:
Tibério Cláudio Druso Nero Germânico era seu nome de nascimento, mudando para Tibério Cláudio Nero César Druso quando virou Imperador de Roma. Depois que já era Imperador, Claudio, desconfiado que sua mulher andava o traindo, ordenou com que os guardas matassem ela e todos os homens suspeitos das festinhas de orgia.
HELIOGÁBALO:
Considerado um Imperador excêntrico e até Bissexual, segundo estudos, ele se divertia com festas e orgias. Sua maior loucura foi castrar-se na frente de todo o exército, afirmando que faria aquilo pois era mandado em um certo culto religioso.
Outras vezes, tentou fazer com que os romanos adorassem um deus estrangeiro. (nada muito a aceitável em um local como Roma.). Heliogábalo morreu assassinado por guardas Pretorianos.