Cientistas descobrem chuva em Saturno

Saturno é o sexto planeta no sistema solar, sua orbita fica localizada entre as orbitas de Júpiter e Urano. Se falando de tamanho é o segundo maior, só perde para Júpiter, é um dos planetas gasosos do Sistema Solar, é o de menor densidade, para ter uma ideia se o planeta fosse colocado dentro de um oceano ele flutuaria. O aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, sendo o único visível da Terra. Continue Lendo e entenda como os cientistas chegaram a conclusão que há chuva no planeta Saturno.

Os pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, usaram os dados coletados pelo observatório Keck, esse instrumento fica no Havaí, nos EUA.

Os cientistas descobriram que os anéis gelados de Saturno fazem chover em algumas partes do planeta. Esse fenômeno acontece por causa da erosão das partículas que compõem os anéis do planeta.

Partículas de água caem dos anéis de Saturno em grandes áreas do planeta. Um dos astrônomos afirmou que a estimativa é que caia uma piscina olímpica em Saturno por dia.

A chuva trás grandes impactos na atmosfera do planeta, causando alterações na temperatura e na composição de Saturno, o fenômeno também resolve outra questão sobre os mistérios da atmosfera do planeta, áreas com pouca densidade de elétrons eram detectadas, mas ninguém sabia a causa, a chuva de água carregada explicaria o fenômeno.

Em 2011, os cientistas já haviam detectado que Encelados, uma das luas de Saturno, jogava enormes jatos de água no planeta, além disso, os astrônomos consideraram que só chovia em algumas partes do planeta. Com a nova descoberta prova que Saturno tem uma grande interação entre os anéis e sua atmosfera.