Desde 2010, a NASA tem coletado imagens do Sol, a partir do Observatório de Dinâmicas Solares (SOD), para assim, tentar entender a influência das atividades solares sobre o nosso planeta Terra.
Dentro deste observatório, existe um tipo de ferramente que possibilita captar imagens do Sol a cada 12 segundos em 10 comprimentos de ondas diferentes. Usando diferentes ondas, possibilita-nos a ver melhor a rotação do Sol e como a atividade solar aumentou com o tempo.
Pode parecer ridículo para alguns, imaginando que é uma perda de tempo para o ramo da ciência ficar coletando fotos do Sol, mas não é bem assim. Essa observação é muito importante para todos os estudiosos, pois aponta exatamente o momento em que ocorreram explosões solares e, também, quando a radiação solar é enviada para a Terra. Com esta ferramenta, pode ser que no futuro seja fatal se de possuir.
Foram coletadas as fotos de anos de investimento de observação e colocado em apenas alguns minutos em um vídeo, para que se observe por todos, sem muito cansar.
Neste vídeo, você encontrará:
00:30 – Eclipse parcial feito pela Lua
01:11 – A maior erupção solar deste ciclo do Sol
01:28 – Cometa Lovejoy
02:28 – Eclipse parcial feito pela Lua
CONFIRA O VÍDEO: