Por que o Ministério que lida com o dinheiro brasileiro se chama "Fazenda"?

Tudo bem que nossa economia até alguns anos atrás era baseada quase que inteiramente da área rural, mas fazenda? Para o lugar onde é administrado a economia brasileira? Qual seria o motivo? Existem várias versões. A primeira é que fazenda pode significar "tesouro público" em português e Portugal. Também temos a explicação de que a origem primitiva da palavra fazenda significa "coisas que devem ser feitas".


O termo foi criado em meados do ano 1808, quando a família real fugiu de Napoleão para o Brasil. Em 1821, com a criação da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda. Antes disso, o dinheiro era apenas cuidado pelo Erário ou Tesouro Geral e Público.

A denominação Ministério da Fazenda surgiu em 1891, 2 anos depois da Proclamação da República, e sobreviveu até hoje, apenas com um leve intervalo na década de 90.

Segundo o economista e ex-ministro Maílson da Nóbrega: "No início da gestão do ex-presidente Fernando Collor, criou-se o Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, em 1990. Foi uma tentativa de reduzir o número de Ministérios, concentrando três deles em apenas um".

Mas a troca de nomes durou até o Impeachment de Collor, em 1992, quando Itamar Franco, fazendo um decreto, atualizando o Ministério da Fazenda como um ministério separado dos outros.

Além daqui, países como Chile e Espanha, onde a palavra "hacienda" possui um significado parecido com o brasileiro, também chamam o de Ministério da Fazenda o local onde se gerencia as finanças dos países.

Já em Portugal, a Instituição passou por uma reforma geral ainda em 1910 e foi rebatizado seu Ministério de "Finanças".