Conheça as mais famosas Agências de Inteligência

As agências de Inteligência, além de cumprirem com suas devidas funções, ainda possuem um papel totalmente fantasioso na cabeça das pessoas. Já que não temos ideia do que pode se passar dentre de uma CIA, por exemplo, nos contentamos com os ultra filmes de Hollywood. Mas vocês já se perguntaram qual foi a origem de cada uma delas? E por que elas se chamam dessa maneira? Confira aqui as mais famosas Agências de Inteligência do mundo e suas origens:

- KGB:



Surgimento: 1954
Originário do grupo paramilitar russo chamado Tcheka, na época da Revolução Russa de 1917 que, somente em 1954 que surgiu o "Komitet Gosudarstvennoi Bezopasnosti" , significa "Comitê de Segurança do Estado". Dentro de lá, estão atividades como espionagem, pesquisa científica e até servições "barra pesada" como sequestros e assassinatos. A KGB chegou a possuir 300 mil associados, sendo um real motivo pelo qual agentes de outros países possuem tanto trabalho para lidar com eles.

- CIA



Surgimento: 1947

Para quem assiste séries policiais, como Homeland, sabe muito bem a função da CIA, Central Intelligence Agency. É responsável pelo controle e monitoramento de informações sobre governos estrangeiros, corporações e indivíduos. Para assim, combater o crime organizado, o tráfico de drogas internacional e qualquer tipo de ameaça para os Estados Unidos. Foi criada pelo Presidente Truman em 1947, durante a Guerra Fria.


- Mossad:



Surgimento: 1949
Conhecido como o Instituto para Inteligência e Operações Especiais, é o serviço secredo de Israel, com a sede em Tel Aviv. Foi formado em 1949, envolvido na "Cólera de Deus", operação que tinha como objetivo eliminar os responsáveis pelo assassinato os atletas israelenses nas Olimpíadas de 1972, mais conhecido como "Massacre de Munique".


-Interpol

Surgimento: 1923

Lembra do famoso jogo "Carmen Sandiego"? Se você realmente gostaria de capturá-la mundo afora, teria que recorrer para a Interpol, ou seja, Organização Internacional de Polícia Criminal. Criada na cidade de Viena, na Áustria  com o nome de Comissão Internacional de Polícia Criminal. Após ficar sete anos nas mãos da Alemanha Nazista, mudou-se o nome atual e sua sede passou a ser em Lyon, na França.