Conheça alguns transtornos mentais curiosos

Não julgue as pessoas que dizem que cada um possui um pouco de loucura dentro de si. Sabe por quê? Segundo um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde, pelo menos um terço da população mundial sofre algum transtorno mental. Desde 1952, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, aumentou de 106 para 365. Pesquisadores têm estudado quais são motivos para chamar a pessoa de maluca ou não. O que seria normal? Será que existe alguém normal neste mundo? Confira os transtornos mentais mais curiosos:

1- Síndrome de Cotard:


A Síndrome de Cotard é uma condição em que a pessoa pensa estar morta. Ou acredita que seus órgãos estejam paralisados ou podres e que suas almas se encontram no purgatório. A Síndrome foi descrita, pela primeira vez, pelo médico Jules Cotard.  Seu objeto de estudo? Uma mulher de 43 anos que afirmava não possuir cérebro ou entranhas.


2- Síndrome de Munchausen:
Por um lado, temos os hipocondríacos que acham doença onde não tem. Por outro, temos os da síndrome de Munchausen que criam doenças que não existem. É uma espécie de simulação de sintomas  Em casos mais graves, a pessoa simula doenças em um terceiro, como um filho, por exemplo.

3-Mutismo Seletivo:





É a característica de quem não consegue conversar ou se comunicar em situações específicas. Um exemplo disso é o Rajesh da série The Big Bang Theory. No caso dele, o indiano não consegue conversar com mulheres que não sejam da sua família e só controla a sua ansiedade depois de beber algo alcoólico  Alguns citam que o desencadear desse transtorno pode se dar na infância, por algum conflito entre pais e filhos.

4- Piromania:



Quem sofre desse transtorno não consegue evitar e sente um desejo desesperador de provocar incêndios, pois causa neles prazer e alívio. Análise de casos clínicos afirma que, quem sofre de Piromania pode ter tido abuso ou dependência alcoólica.

5- Tricotilomania:






Arrancar fios do cabelo não são suficientes para quem possui esse transtorno. Qualquer arrancar de fios torna-se inevitável e prazeroso, e resistir ao hábito pode cansar grande estresse. Pode se associar com a Tricofagia (ingestão de fios), podem vir em combo com ansiedade, mudança de humor ou Transtornos Obsessivos-Compulsivos (TOC).