Recuperação de informação ( Information Retrieval )

As áreas da tecnologia da informação vêm buscando novos métodos de obtenção e recuperação da informação, que são considerados elementos básicos. Depois de recuperada, a informação precisa ser tratada e ajustada para a empresa conseguir novas metas e construir um conhecimento. Os modelos computacionais de recuperação de informação estão analisados em dinâmicos e quantitativos. A recuperação consiste em analisar documentos de um sistema que consiga atender as necessidades do usuário. Continue lendo.

Diferença entre sistema de banco de dados e um sistema de recuperação
Um sistema de banco de dados tem o objetivo de levantar todos os dados relevantes de uma determinada busca, enquanto o sistema de recuperação da informação não possui essa restrição.

Como funciona
Ele pega os documentos da pesquisa e apresenta ao usuário de uma forma que ele possa fazer uma rápida seleção do que é totalmente ou parcialmente viável para ele.

Análise do documento
Baseia-se em ter uma interpretação do documento e seu conteúdo, podendo se agregar com outras informações para recuperá-las.

Palavras-chave
Na hora da busca, o usuário deve colocar palavras-chave para o sistema conseguir dar os resultados desejados e depois recuperar a informação.

Resultados
Ele tenta levantar o maior número de resultados possíveis relevantes e o menor número de irrelevantes. Para facilitar, os analistas podem adotar um vocabulário diferente, tendo linguagens naturais e artificiais, as naturais são as mesmas dos autores e as artificiais são alteradas com fim de melhorar as pesquisas.