Qual é a diferença entre socialismo e comunismo?

Muitas vezes, as pessoas fazem confusão entre os dois termos: Socialismo e Comunismo. Mas, qual seria a diferença entre ambos? Poderíamos, então, usá-los para denominar uma mesma coisa? Não.
Na verdade, o mau hábito de verem o dicionário como coisa de outro planeta, faz com que pessoas é que usufruem dos dois nomes de maneira equivocada. Querem saber como diferenciá-los? Veja aqui:
Para começo de conversa, o socialismo é uma etapa para alcançar o comunismo. E o Comunismo, por sua vez, é sistema de governo que substituiria do Capitalismo, onde preza o fim de divisão de classes sociais e a abolição do Estado.

Segundo a historiadora Cristina Meneguello, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens, numa forma igualitária e de cooperação. E isso, culminaria no comunismo, onde todo e qualquer um seria dono do seu trabalho e do bem de produção.
Contudo, existem correntes de estudiosos que apontam o Socialismo, como uma forma de oposição à alguns ideais do Comunismo: fazendo com que haja, também, a democracia- coisa que não existe nem no vocabulário dos Comunistas.

Os especialistas em sistemas de governo, quase em voto total, creem que não haja País que já tenha adotado o modelo Comunista em toda a História. Nem mesmo Cuba? Nem mesmo Cuba. Segundo eles, nem Cuba, nem China, nem Rússia- países que se diziam Socialistas, segundo os Historiadores, só adotaram esse nome, por terem se baseado nas ideias de Karl Marx, grande estudioso alemão que escreveu sobre os ideias de Socialismo-Comunismo.

A União Soviética, antiga Rússia, foi a que mais chegou perto dos planos de Marx. E falharam devido ao seguinte erro: segundo Marx, a Nação que faria a revolta para implantação do Socialismo de começo, deveria ser industrializada. A Rússia na época era essencialmente agrícola. FAIL!


Veja aqui, algumas fotos de pensadores e ditadores que vestiram a camisa dos ideais marxistas: