Panfletos com cheiro de maconha são usados para identificação de plantações na Grã-Bretanha

Na Grã-bretanha uma organização está distribuindo panfletos que quando raspados liberam um cheiro de maconha, para que as pessoas possam identificar o odor de possíveis plantações ilegais em suas vizinhanças. A entidade Crimestoppers, que tem a missão de reduzir a criminalidade no país, e foram os criadores da raspadinha, esperam que as pessoas sejam capazes de identificar o cheiro da maconha e que perceber possíveis plantações suspeitas para a policia. Continue lendo como os cartões funcionam e qual é a intenção desse projeto.

Os cartões verdes e negros, com o desenho de uma folha de maconha, ao serem raspados liberam um cheiro muito parecido com o  da maconha quando está em fase de cultivo.

O cartão também trás instruções como características de possíveis locais onde possa haver plantações de maconha, como o cheiro forte, enjoativo e adocicado, janelas sempre fechadas e cobertas, grande umidade no local e barulhos constantes de ventilação.

Crime organizado

A intenção da distribuição dos panfletos é que muitas vezes as pessoas não são capazes de identificar plantações na própria vizinhança.

De acordo com a ONG, tiveram um aumento de 15% no numero de plantações domesticas de maconha na Grã-Bretanha entre 2011 e 2012.

A maior área encontrada até hoje no país foi em West Yorkshire, norte da Inglaterra, encontraram 1,6 mil plantações entre 2010 a 2012. Em Londres na mesma época foram encontrados 1,2 mil locais com o cultivo da erva.

Esse projeto foi inspirado num projeto realizado há três anos na Holanda, onde conseguiram distribuir mais de 30 mil panfletos na região. 

Foto do panfleto: