Quem foi Tio Sam e como ele se tornou o símbolo americano?

Quem nunca se deparou com um cartaz, onde um velho aponta para você e diz " Quero você"? Quando perguntamos para as pessoas, elas respondem: é o Tio Sam, e ele representa os Estados Unidos. Tá, mas quem realmente foi ele? Algum personagem inventado ou alguém que teve alguma significância durante a Guerra? Quer saber? Então confira qual é o real Tio Sam: Ele era real sim e foi muito importante para os Estados Unidos em quesitos culinários. Seu nome era Samuel Wilson. Ele era o comerciante que fornecia carne ao exército americano, durante a Guerra Anglo-Americana, em 1812.

Os barris que comportavam a comida possuíam as iniciais US, referentes à Estados Unidos. Mas, como não havia muito o que se distrair por lá, as iniciais foram motivo de brincadeira entre os soldados. dizendo que o significado das iniciais, era, na verdade, Uncle Sam, em português, Tio Sam.

A tropa, que lutou ao norte de Nova Iorque logo adotou o nome "Tio Sam" para designar o responsável pela comida. 


Somente em 1870, o cartunista Thomas Nast iniciou um desenho que ficaria para a História, sem mesmo ter noção do que o mesmo aconteceria. Ele deu. então. um rosto para a figura que se tornava cada vez mais popular. Os traços do personagem foram inspirados em Abraham Lincoln (ex-presidente e herói nacional). Suas roupas fizeram referência às cores da bandeira do país.

Mas foi somente um século depois que o desenho iria fazer o seu sucesso merecido. Foi na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando, a pedidos dos ,militares americanos, o desenhista
 James Flagg fez algumas modificações no desenho. Só depois das modificações foi que a famosa POSE do tio Sam foi concretizada. Onde o intuito de tudo isso foi incentivar os jovens a se alistarem pela pátria para lutar pelos Estados Unidos.

Esta é a foto do real de Samuel Wilson: