Seu papel principal nas telinhas foi o The Tramp, conhecido como Charlot na Europa como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão o qual possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Pela sua campanha única em prol da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico e francês, pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).
Por mais que tenha recebido várias homenagens e críticas maravilhosas, o ator nunca recebeu um Oscar, o que é a maior injustiça tida pela sétima arte.
Veja o vídeo em uma apresentação do Oscar, em que ele recebeu uma homenagem de reconhecimento. Por mais que esteja em inglês, dá para se perceber a grandiosidade dele na história do cinema. Ele foi aplaudido em pé por um longo tempo.
CONFIRA FOTOS DE CHARLES CHAPLIN: