História mundial
Não houve um exato momento que se possa convencionar como o inicio
desta grande invenção. Os primeiros automóveis que surgiram foram fruto de
sucessivas aproximações tecnológicas que, gradualmente, se foram desenvolvimento
em torno de um objetivo comum: viajar rápido, com comodidade e, sobretudo, com
um mínimo de esforço para os ocupantes e um máximo de segurança.
A auto locomoção de veículos já tinha sido demonstrada em
1769 por Nicolas Cugnot, na França, utilizando um motor a vapor para movimentar
um veículo. Mas só em 1885 foi feito a introdução do motor de combustão interna
a quatro tempos a gasolina, inventado por Karl Benz, na Alemanha.
Em 1886 Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, em Estugarda
patentearam a primeira motocicleta, construída e testada em 1885 e em 1886, construíram
a primeira adaptação da carruagem para o transporte automóvel.
Alguns anos mais tarde, em 1870, o germano austríaco
Siegfried Marcus construiu um carroça motorizada que, contudo, não passaria da
fase experimental.
Décadas mais tarde, Henry Ford passaria a fabricar
automóveis em série, destacando-se o Ford T, fabricado de 1908 a 1927, cujas
vendas ultrapassaram os 16 milhões de unidades.
Hoje em dia o Gol, carro da Wolksvagem é o mais popular e mais vendido do mundo.
A invenção
No século XVII se idealizaram os veículos impulsionados a
vapor, Ferdinad Verbiest, um padre da Flandres, demonstrara-o em 1678, ao
conceber um pequeno carro a vapor para o imperador da China.
A primeira patente do automóvel nos Estados Unidos da
América foi concebida a Oliver Evans, em 1789. Mais tarde, em 1804 demonstrou o
seu primeiro veiculo automóvel que não só foi o primeiro automóvel do EUA, mas também
o primeiro veiculo anfíbio, já que este veiculo a vapor dispunha de rodas para circulação
terrestre e de pás para circulação na água.
História no Brasil
O Brasil é um dos primeiros países do mundo a fazer um protótipo de um carro. Em 1919 a companhia Ford estava montando o carro Ford T em São Paulo. Já em 1925 a Chevrolet fez carro Cabeça de Cavalo.
Em março de 1952 o presidente da Comissão de Desenvolvimento Industrial instalou a submissão de jipes, tratores, caminhões e automóveis.