Para começarmos, vamos entender o que acontece no inverno com o nosso cabelo. Existe um óleo presente no couro cabeludo conhecido como manto hidropirídico que tem como principal função realizar uma proteção natural e lubrificar. Sem este óleo, é comum o cabelo parecer mais ressecados, quebradiço, o que resulta nas pontas duplas e até na queda de mais fios.
Alguns cabelos reagem naturalmente, repondo o óleo que se perde, gerando outro aspecto que incomoda as mulheres, o de cabelo “engordurado”, pelo excesso de óleo. De maneira ou outra, o cabelo no inverno poderá ficar tanto ressecado ou muito oleoso, dependendo do tipo de couro cabeludo que você possui.
Segundo Pedro Lima, um cabeleireiro super conceituado, existem algumas dicas para manter os fios sempre bem cuidados: “se não conseguir lavar os cabelos com água morna no inverno, seja bem rápida. Finalize o enxágue com água fria para deixar os fios mais brilhantes.”
E para aquelas pessoas que possuem um cabelo liso, devem deixar que fiquem secos naturalmente para evitar o frizz ou usar o secador em temperatura fria, alisando os cabelos seus próprios dedos. Em ambos os casos, é interessante passar silicone nas pontas dos fios, quando achar muito necessário, mas lembre-se: NUNCA PERTO DA RAIZ.