Continue lendo e veja suas vantagens e desvantagens.
A vantagem do m-commerce em comparação ao e-commerce é a
facilidade de conseguir informação, a qualquer hora e em qualquer lugar, ou
seja, um acesso com 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana). [MONTEIRO,
2008]
As empresas estão utilizando redes sem fio para expandir
suas vendas, a empresa de fabricação de remédios Medley reduziu 80% à perda de
pedidos nas farmácias e em nove meses aumentou 400% suas vendas. Na Mapfre
Seguros uma tecnologia de celular junto com GPS vem ajudando a empresa
recuperar 80% de carros roubados de seus clientes. [SPOSITO,2008]
Os bancos também são grandes investidores no m-commerce, no
ultimo ano houve um crescimento de 50% nas adesões de clientes no Banco do
Brasil pelo celular. Hoje são 520 mil usuários cadastrados, que fazem 31
milhões de transações por ano pelo celular. De acordo com a empresa de
pesquisas americana Gartne, a mobilidade deve crescer muito nos próximos anos,
as vendas de dispositivos móveis passaram de 1,4 bilhões no ano de 2010.
[BALIEIRO, 2008]
Apenas com o acesso ao celular, você pode acessar dados,
comparar preços, e se informar sobre diversos assuntos. Não enfrenta trânsito e
pode fazer uma compra ao andar na rua, a qualquer instante. Um importante fator
que está aumentando a sua importância é o grande crescimento de vendas dos
smartphones, ao mesmo tempo as conexões a internet e redes móveis também estão
crescendo, possibilitando grandes negócios via m-commerce. Uma aplicação móbile
para comércio eletrônico não precisa de um grande investimento, que acaba sendo
outra grande vantagem, aonde clientes vão atrás dos produtos que o interessa,
lê comentários e concretiza a compra.
A usabilidade é um dos fatores de mais importância podendo
ser uma desvantagem, quando se trata de m-commerce, tem que ser fácil de se utilizar
e familiarizar. Grandes fabricantes utilizam poderosas interfaces, áudio e
vídeo para chamar atenção dos usuários, porém os desenvolvedores que utilizam
WAP ainda têm limitações de multimídia, enfrentando uma falta de suporte
imposto pelos dispositivos móveis e pela banda de dados. [AREHARD, 2000] Por
isso um m-commerce tem que ser projetado para um público específico, que saiba
utilizar. Por ser uma área de comércio eletrônico muito novo no Brasil, e por
não existirem muitos sites especializados na área, o volume ainda de transações
é baixo. Existe na hora de desenvolver as resoluções dos dispositivos móveis,
sendo que cada um trabalha com uma diferente, são mais propícios a roubos,
destruição e quebra de informações confidenciais, possuem uma heterogeneidade de sistemas
operacionais e tecnologias, e ainda com recursos limitados.