Vantagens e Desvantagens do M-Commerce

A computação móvel é um paradigma computacional, contendo o objetivo de promover ao usuário acesso de uma forma permanente a uma rede fixa ou móvel, independentemente da sua posição física. É onde você pode acessar informações a qualquer hora, a qualquer momento, pode ser chamado também de computação ubíqua ou computação nômade. [LOUREIRO, 2003] Um campo da computação que tem como objetivo fazer com que as pessoas não percebam a relação homem-máquina, deixando “invisível” a interação com a máquina, o usuário dando comando a um computador sem percepção, sendo um dos benefícios da computação móvel trouxe aos usuários.  Celulares que possuem acesso a internet, Laptops, Redes WIFI, Lousas Digitais,  I-Pods e I-Phone permitem a utilização a qualquer instante de um sistema de computação, através de uma interface agradável, ou até mesmo um software. [PORTELLA, 2007]
Continue lendo e veja suas vantagens e desvantagens.

A vantagem do m-commerce em comparação ao e-commerce é a facilidade de conseguir informação, a qualquer hora e em qualquer lugar, ou seja, um acesso com 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana). [MONTEIRO, 2008]
As empresas estão utilizando redes sem fio para expandir suas vendas, a empresa de fabricação de remédios Medley reduziu 80% à perda de pedidos nas farmácias e em nove meses aumentou 400% suas vendas. Na Mapfre Seguros uma tecnologia de celular junto com GPS vem ajudando a empresa recuperar 80% de carros roubados de seus clientes. [SPOSITO,2008]
Os bancos também são grandes investidores no m-commerce, no ultimo ano houve um crescimento de 50% nas adesões de clientes no Banco do Brasil pelo celular. Hoje são 520 mil usuários cadastrados, que fazem 31 milhões de transações por ano pelo celular. De acordo com a empresa de pesquisas americana Gartne, a mobilidade deve crescer muito nos próximos anos, as vendas de dispositivos móveis passaram de 1,4 bilhões no ano de 2010. [BALIEIRO, 2008]
Apenas com o acesso ao celular, você pode acessar dados, comparar preços, e se informar sobre diversos assuntos. Não enfrenta trânsito e pode fazer uma compra ao andar na rua, a qualquer instante. Um importante fator que está aumentando a sua importância é o grande crescimento de vendas dos smartphones, ao mesmo tempo as conexões a internet e redes móveis também estão crescendo, possibilitando grandes negócios via m-commerce. Uma aplicação móbile para comércio eletrônico não precisa de um grande investimento, que acaba sendo outra grande vantagem, aonde clientes vão atrás dos produtos que o interessa, lê comentários e concretiza a compra.
A usabilidade é um dos fatores de mais importância podendo ser uma desvantagem, quando se trata de m-commerce, tem que ser fácil de se utilizar e familiarizar. Grandes fabricantes utilizam poderosas interfaces, áudio e vídeo para chamar atenção dos usuários, porém os desenvolvedores que utilizam WAP ainda têm limitações de multimídia, enfrentando uma falta de suporte imposto pelos dispositivos móveis e pela banda de dados. [AREHARD, 2000] Por isso um m-commerce tem que ser projetado para um público específico, que saiba utilizar. Por ser uma área de comércio eletrônico muito novo no Brasil, e por não existirem muitos sites especializados na área, o volume ainda de transações é baixo. Existe na hora de desenvolver as resoluções dos dispositivos móveis, sendo que cada um trabalha com uma diferente, são mais propícios a roubos, destruição e quebra de informações confidenciais,  possuem uma heterogeneidade de sistemas operacionais e tecnologias, e ainda com recursos limitados.