Tudo sobre a Dinâmica Populacional

Dinâmica populacional, o estudo de variação de quantidade de seres vivos e abundância em uma determinada população. População é o termo referido a vários seres-vivos que estejam em um mesmo lugar, ou seja, várias pessoas, ou animais que estão em uma mesma cidade, mesmo estado, mesmo país, ou até mesmo planeta. A população pode ou não ser classificada de acordo com sua religião, atividade econômica, nacionalidade, local de moradia, sendo que seu comportamento são objetos “indicadores sociais”, para se fazer estatísticas que traduzem grandeza quantitativa, algo grande em um conceito abstrato. Confira mais sobre o que é a Dinâmica Populacional.
para informações como expectativa de vida, índices de analfabetismo, taxas de natalidade, mortalidade, entre outros tipos de pesquisas estatísticas. População e nação são diferentes, nações distintas podem estar reunidas e formando uma só população. Um exemplo é o Brasil que é um país rico em nações devido seus imigrantes, e por isso conta com uma população diversa.
Em 1978 Thomas Malthus lançou um mito "explosão populacional" que muito se associava com a dinâmica populacional, que seria o crescimento desordenado de população, e a falta de alimentos para todos conseguirem sobreviver. O principio de população de Malthus dizia: "O poder de crescimento da população é indefinidamente maior do que o poder que tem a terra de produzir meios de subsistência para o homem. A população, quando não controlada, cresce numa progressão geométrica. Os meios de subsistência crescem apenas numa progressão aritmética" (Malthus, 1983, p. 282).
Com a Revolução Industrial, conserva e transporte de alimentos, nascimento da tecnologia, produção que veio a melhorar, as teorias de Thomas perderam força e hoje está indo para o lado contrário, está tudo voltado para taxas de fecundidade baixas, nascendo cada vez menos pessoas, principalmente na Europa ocidental e na Japão.
Na biologia o crescimento de uma população é determinado pela capacidade de reprodução em um determinado tempo, levando em conta fatores como alimentos disponíveis que pode chegar a acelerar o crescimento, e sua falta podem acarretar em um retardamento de população, sendo um fator limite. O mesmo acontece com a água, que é essencial para a vida. Outros fatores são: falta de espaço e de abrigo, a presença de competidores, predadores, clima entre outros, considerados “Resistência do Meio”.