Administração de Marketing

Artigo sobre a importância do marketing em uma empresa, suas utilidades e suas classificações. Hoje o mundo está cheio de estratégias e formas de divulgar produtos e aumentar vendas fazendo o mundo inteiro ver o que você anuncia e quer vender. Não adianta ter ótimos preços, produtos inovadores se ninguém verá.
Confira tudo sobre essa forma de divulgação, o marketing.




Ainda no Brasil, as pessoas confundem muito marketing com a venda de produtos para pessoas desinteressadas, ou até mesmo para pessoas que não precisam do produto, ou que não tem dinheiro para pagar. Marketing na verdade é um fruto baseado em Psicologia, Matemática, Sociologia, Estatística entre outras, com um objetivo de entender o que a pessoa precisa e satisfazer os desejos de cada uma delas. É um processo social onde pessoas e grupos de pessoas conseguem aquilo que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços.
Quando nos tratamos de administrar o marketing de uma empresa, falamos em uma técnica administrativa de planejar, organizar, direcionar e controlar o setor de comercialização de uma empresa para que encontre o comprador certo, para a mercadoria que você vai vender. Envolvido com essas atividades, está o Gerente de Marketing. Isso inclui gerentes de vendas, de produção, de pesquisa de marketing, de propaganda e de 
promoção de vendas.

Administração de marketing é dividida em três setores:

a)    a)  Pesquisa de mercado;  b) Planejamento do produto;   c) Vendas e distribuição;


Pesquisa de mercado
As empresas não precisam apenas de dados, que são fatos e estatísticas, mas das informações oriundas da interpretação e organização de tais dados.

Na pesquisa de mercado, há dois tipos de dados: primários e secundários.
Dados primários: são coletados especialmente para determinadas pesquisas, diretamente com quem participa da ação.
Dados secundários: já são conhecidos pela empresa, disponíveis que já foram coletados por algum propósito anterior.
Aqui está os principais tipos de pesquisa de mercado:

  1. Pesquisa de produtos ou serviços: tem por finalidade colher dados sobre os produtos ou serviços em face das exigências dos consumidores;
  2. Pesquisa mercadológica: visa conhecer as classes sociais (A rica, B média, C pobre) localização dos consumidores (zona norte, zona sul etc), a renda familiar (o poder de compra das famílias), a faixa de idade, o sexo dos consumidores, seus hábitos etc.
  3. Pesquisa de venda: conhecer o comportamento das vendas  pelos diversos canais de distribuição
  4. Pesquisa motivacional: procura-se descobrir motivos ou as razões do comportamento do público consumidor, a fim de orientar as decisões administrativas, principalmente as de marketing.
Planejamento do produto 
Valorizar os seguintes aspectos do produto:

·          Planejamento do produto: dar características ao produto que o consumidor procura.
Modificação e diferenciação: é aquele produto que já foi fabricado á muito tempo, que você modifica.
Embalagem: a integridade que a embalagem vai chegar ao consumidor, embalagem tem que estar compacta, conservada e com bom estado para o consumidor.

Vendas e distribuição
Colocar no mercado os produtos produzidos pela empresa. Movimentar o produto de forma que cheguem as mãos do consumidor final. A venda é a fonte principal da receita operacional de uma empresa. Em resumo compete à área de vendas descobrirem ou localizar seus clientes ou consumidores, entrar em contato com eles, combinar e efetivar os negócios e, por fim, processar a transferência da coisa negociada.