Dicas sobre botox: fotos de antes e depois

dicas-botox
Se a ideia de aplicar botox já passou pela sua cabeça, é importante saber que, antes de tomar qualquer decisão, você precisa saber todos os detalhes do procedimento. Dessa forma, deixaremos todos os esclarecimentos aqui para fazer desaparecer algumas das dúvidas mais frequentes.
Botox é um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Botox, como todo mundo fala, é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan. Mas existem outros produtos no mercado com diferentes nomes, como Dysport, da Galderma, e Prosigne, da Cristália.


Por mais que expliquemos o que significa, ou do que é feito o Botox, existem algumas dúvidas que são peculiares. Pesquisamos as mais frequentes. Confira:

1) Existe uma idade ideal para começar a aplicar Botox?
Não existe uma idade ideal para começar as aplicações. Existem pessoas que apresentam, desde a adolescência, tendência a formar muitas marcas de expressão quando sorriem ou falam. Juntamente com outros fatores, esta ação continua sobre a pele pode formar marcas definitivas na pele: as rugas. Sendo assim, quem tem muitas marcas de expressão, colhe muitos benefícios iniciando suas aplicações precocemente. Em geral, a partir dos 30 anos algumas pessoas já são candidatas. Existem pessoas que precisam usar antes dos 30 anos, mas não é comum. Estes casos devem ser avaliados individualmente.

2) O que é o Botox?
A toxina botulínica é uma medicação extraída de bactérias (Clostridium) cuja ação principal é paralisar a musculatura. A apresentação é em forma de pó. O médico dilui com soro fisiológico e utiliza uma pequena seringa para aplicar. É utilizado em outras áreas da medicina onde o relaxamento muscular é necessário (espamos musculares).

3) O Botox previne envelhecimento?
O Botox não previne envelhecimento. Ele evita o aparecimento de rugas na testa e ao redor dos olhos. As rugas representam apenas um dos componentes do envelhecimento. Uma vez marcadas na pele, mesmo sem contrair o músculo, as rugas necessitarão de outros tratamentos (peelings, preenchedores), pois somente o Botox não resolve estes casos. O melhor é se precaver, iniciando as aplicações antes que as rugas fiquem marcadas.

4) Em quais regiões do rosto o Botox pode ser aplicado?
Os locais mais comuns e com melhor resultado são a região dos olhos (pés de galinha) e na fronte (testa e entre as sobrancelhas). Rugas e marcas excessivas entre as sobrancelhas conferem aspecto de zangado. É comum estas pessoas receberem a pergunta: "Você está brava?". Outros locais são o pescoço e próximo à boca.

5) É verdade que o Botox pode ser usado para "diminuir o suor" em quem tem "hiperidrose"?
É verdade. Quem transpira muito nas axilas pode realizar a aplicação no local. O resultado é a diminuição importante do suor. Nas mãos, pode ser aplicado mas é um pouco mais doloroso. A duração do efeito é aproximadamente 5 meses.

6) Como o risco de ficar muito "esticada" aplicando Botox?
Muito raramente isto acontece. O que ocorre, na maioria das vezes, são resultados artificiais vistos nos meios de comunicação onde tudo foi exagerado (cirurgias, peelings, botox, preenchimentos). O Botox, quando aplicado por profissionais treinados, dificilmente trará resultados artificiais. O mais interessante é que VOCÊ pode escolher qual grupo muscular quer paralisar. Converse com seu médico.

7) É verdade que a sobrancelha pode "subir" após a aplicação?
É verdade. Quem tem a sobrancelha caída pode ser beneficiado. Quando aplicado em pontos específicos pode haver elevação de alguns milimetros da sobrancelha. Este efeito é rejuvenescedor. Não sobe a níveis artificiais. O resultado é bem natural.

8) Qual a duração do Botox?
A duração média é de 4 a 6 meses. Após 3 meses, o músculo deixa de ficar totalmente paralisado e volta, muito gradualmente, a contrair-se. O resultado não some de um dia para o outro. Gradualmente o efeito some e o músculo retoma sua atividade. Em algumas pessoas (com muita sorte) o efeito pode ser maior do que 6 meses.

9) Ouvi dizer que depois de algum tempo o corpo "acostuma" e perde efeito, é verdade?
Isto não é verdade. Raríssimos casos em que o organismo passa a ser resistente aos efeitos são relatados. Você pode usá-lo 2 vezes ao ano, com tranquilidade e segurança.

10) O Botox preenche o lábio?
Não preenche. Esta é outra dúvida comum. Para preencher os lábios é comum o uso do ácido hialurônico. O Botox pode ser usado em conjunto com o preenchedor para prolongar o efeito do mesmo, pois a musculatura do lábio é enfraquecida.

11) Existe algum problema usar Botox e preenchimento com ácido hialurônico juntos?
Não existe nenhum problema. Na realidade é até mesmo recomendado esta prática. O Botox pode prolongar o efeito do ácido hialurônico, pois, devido à paralisia muscular, o preenchedor corre menor risco de migrar e ser absorvido. São duas ótimas opções para o rejuvenescimento facial.

12) Existe alguma recomendação para prolongar o efeito do Botox?
A duração do efeito depende de "quanto a pessoa usa o músculo". Quem faz mímicas excessivas, constantemente força a vista para tentar ler ou proteger da luz tem o efeito encurtado. Use óculos de grau se precisar, óculos escuros quando sair ao sol. Algumas medicações encurtam a duração. Pergunte a seu médico.

13) Quando surge o efeito?
No dia seguinte da aplicação algum efeito será sentido. "Pele repuxando" e "pele esticando" são alguns dos relatos dos pacientes. Após o terceiro dia, boa parte do efeito já se instalou. O efeito final será somente após 2 semanas.

14) Vale a pena aplicar o Botox?
Desde que você não espere resultados milagrosos a resposta é: Sim, vale a pena. É um tratamento seguro, bons resultados e segurança comprovada. Esta também provado que previne a formação de novas rugas e atenua as já instaladas. Trata-se de um excelente artifício cosmético. Use-o com moderação.


CONFIRA FOTOS DE ANTES E DEPOIS DO BOTOX: