Tudo sobre psicologia e suas teorias


19 aulinhas rápidas sobre a psicologia...

Aula 01-Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas.
O ser humano não nasce com o conhecimento e sim adquiri esse conhecimento ao longo da vida. Existem dois tipos de conhecimentos, o conhecimento que descobrimos sozinhos e o conhecimento que só recebemos quando alguém com a tal sabedoria venha no transmitir. E assim depois que absorvemos essas informações podemos consequentemente repassar nosso conhecimento a outra pessoa.



Aula 02-Teoria do conhecimento: Investigando o saber.
Os filósofos se interessavam tanto quando o assunto era o conhecimento porque queriam compreender de alguma maneira de onde vieram a capacidade humana de entender, precisavam das respostas para as perguntas não respondidas até o momento. A curiosidade só aumentava a cada dia que passava, por este motivo começaram a se aprofundar no assunto, precisavam de uma resposta da onde surgia essa capacidade  humana de entender.

Aula 03-Teoria do conhecimento: Investigando o saber.
Na visão dos filósofos o conhecimento seria a representação de algo reproduzido na mente. Temos como exemplo, quando ouvimos a palavra pássaro, de momento vem em nossa mente a imagem de uma ave, seja ela um gavião, urubu ou periquito. Quando se trata de realismo vem em nossa mente algo que realmente é verdadeiro e daquele real formato. Já no Idealismo é nossa mente que ela bola o que imaginamos que seja.

Aula 04-Teoria do conhecimento: Investigando o saber.
Com o surgimento das respostas sobre as duvidas do conhecimento surgiram dois termos na história da filosofia o ceticismo que é a impossibilidade de conhecermos a verdade e o dogmatismo que defende a tese de conhecermos a verdade. Os filósofos chamam de verdade aquilo que representamos em nossa mente que seja de fato realidade.
Aula 05-Teoria do conhecimento: Investigando o saber.
No ceticismo o homem não pode definir nada, se supõe que o cão é pequeno na visão de algum pequeno pode ser grande e para outro realmente pequeno. Para os filósofos o conhecimento vem dos sentidos  (audição, visão, olfato, paladar), mas nunca se pode ter confiança nesses sentidos. Não adianta dizer que algo é impossível se para alguns é possível, ou seja, de nada vale dizer que alguma coisa pode ser impossível.

Aula 06-Teoria do conhecimento: Investigando o saber.
No dogmatismo ingênuo se confia plenamente no nosso conhecimento, percebemos o mundo de fato com ele é na realidade, sem dificuldades. Já no crítico confia em nosso conhecimento ao menos se tiver um estudo aprofundado por trás disso,ou seja, podemos ter o conhecimento de tudo mais desde que tivemos capacidade para compreende-lo.

Aula 07-Experiência, Fonte do Conhecimento.
Segundo o filósofo John Locke, nós seres humanos nascemos sem nada em nossa mente, como se fosse um papel em branco.E ao decorrer do tempo que surgem as ideias, conforme o tempo vai passando vamos descobrindo novas coisas e ganhando conhecimento e de alguma forma já vai sendo gravada em nossa mente, ou seja, com a experiência adquirida ao longo da vida. Algo que vem em nossa cabeça antes que se transforme em ideias e capitadas pelos sentidos.

Aula 08-Origens do conhecimento, O Racionalismo de Renê Descartes.
No homem, a primeira coisa que vem em nossas cabeças é os sentidos, graças a ele que as vezes fazemos algo que imediato que se não tivéssemos feito poderia ter causado sérios danos, mas antes de agir com a razão entra em ação e ordena os pensamentos para dizer o que, e o certo a fazer.O que transforma as coisas em objetos é a representação,daquilo realizado em nossa mente.

Aula 09 - Origens do conhecimento, Apriorismo de Emmanuel Kant.
Para Kant o conhecimento começa com a experiência, ele fornece os seres ao mundo para que haja de fato o conhecimento, enquanto a razão organiza os pensamentos de acordo com suas próprias formas.A experiência de vida nos ensina que algo é constituído dessa ou daquela maneira, faz com que sabemos se podemos agir daquela determinada forma ou não.

Aula 10 - Ciência e senso comum.
A ciência trabalha em cima de fatos, ou seja, os cientistas são pessoas que estuda para se tornarem capacitados para solucionar os problemas da sociedade.Se um médico nos da uma receita, não iremos questioná-lo de nenhuma maneira e sim, aceitar e acreditar no determinado médico, não que ele seja mais inteligente que nós, mas nesta área do conhecimento ele está bem mais capacitados que nós que não nos aprofundamos como eles nesse tipo de assunto.


Aula 11 - O nascimento da psicologia.
Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido se pensar, como exemplo, as motos movidas a álcool, foi um avanço da ciência a partir de uma necessidade, que foi a crise do petróleo, o novo motor foi planejado a partir do antigo motor já existente. O surgimento da psicologia só veio acontecer na medida em que os pesquisadores passaram a estudar a mente humana, cuidado controlado a partir de observações e experimentação.

Aula 12 - Ciência o objeto de estudo.
Em tese geral o objeto de estudo da psicologia é o homem diferentemente da astronomia os exemplos que estudam os astros. Ao contrario de outras espécies o bebê humano é extremamente frágil, nessa área, por exemplo, entra a interação entre a natureza e a cultura. O ser humano precisa conviver com outros para aprender a ser social, para ter consciência do certo e do errado.
 A psicologia desenvolveu campos para estudar o comportamento humano como é o caso da psicologia da educação.

Aula 13 – Ciência campos de contribuição na psicologia da educação.
A área que busca conhecer relações entre praticas educativas e psicologia é chamada de psicologia da educação, nessa área as teorias, os métodos constituídos vem da ciência enquanto o campo da pratica baseia-se na educação. Dizemos que a educação é uma pratica social pois atravessa por varias historias, sociedades, políticas, culturas. A psicologia seria um recurso de reflexão.

Aula 14 – Comportamentalismo Pavlov e o condicionamento reflexo.
Para representar o comportamento do individuo basta observar sua aprendizagem e experiência adquirida durante toda sua vida. Pavlov observou que existia um processo natural de salivação de um cão sobre o alimento, começou a pesquisar sobre o assunto e notou que o cão também podia salivar através do processo condicional, pois toda vez que servia o alimento ao cão tocava uma campinha e depois de certo tempo só de tocar a campainha ele já salivava automaticamente. Portanto neste caso, a resposta natural seria a comida e a resposta de condicionamento é um estimulo artificial.





Aula 15 – Comportamentalismo Skinner e o condicionamento operante.
O comportamento operante basicamente é adquirido a partir da experiência e de suas consequências. Temos como exemplo, a criança que no começo faz seus deveres pressionados pelos seus pais, mas com o tempo já não é mais necessário o comando dos pais, pois vira rotina, algo automático e frequente. Todos os estímulos de uma pessoa ou de um animal seguem a partir de uma resposta.

Aula 16 – Comportamentalismo psicologia humanista de Cral Rogers.
Para Rogers toda pessoa possui uma característica natural de se desenvolver, no caso do aluno na escola não adianta o professor querer ensinar ou ser o melhor professor da atualidade se o aluno não tiver interesse em aprender, o aluno nunca irá adquirir o conhecimento pelo professor caso não tenha interesse em tal. Rogers levou em conta que o ser humano podia resolver qualquer problema com sua individualidade abrindo sua experiência.

Aula 17 – Epistemologia genética Jean Piaget.
Segundo Piaget o conhecimento surge da interação continua entre sujeito e objeto. A partir das atividades reflexas o sujeito irá formar estruturas, tanto sua visão de desenvolvimento como de aprendizagem, apoiam-se a ideia da interação, Piaget ainda diz que existem dois tipos de experiência com objeto, a experiência física que supõe a ação do sujeito sobre o objeto e a experiência lógica matemática supõe que o conhecimento não é deduzido pelos objetos, mas das ações realizadas por eles.

Aula 18 – A construção do conhecimento Jean Piaget.
Para Piaget o processo de desenvolvimento se da através de estágios que se comportam de um lado preparatório e de acabamento por outro. Eles se resumem em quatro estágios o sensório-motor que é o inicio de tudo o qual as crianças contam ao vir ao mundo: os reflexos, os órgãos do sentido, a capacidade motora. Existe o estagio pré-operatório, que corresponde a faixa etária dos 2 aos 7 anos de vida que começa com a linguagem oral. Já o outro estagio operatório concreto que vai dos 7 aos 12 anos de idade, onde a criança já começa a ter uma formação, uma certa noção e consciência que se fizer algo de errado aquilo pode trazer problemas. E pra finalizar existe o operatório formal a partir daí os pensamentos não são somente sobre coisas reais, mas sim começam a criar hipóteses e proposições.


Aula 19 –  O desenvolvimento afetivo, social e moral.
Piaget sempre destaca em seus textos a importância do grupo social, para o desenvolvimento e aprendizagem do sujeito, ao mesmo tempo destaca que as pessoas sofrem pressões de seu grupo social com relações a sua atitude e seu comprometimento em obedecer as normas e leis existentes. O autor afirma que as crianças nascem e crescem sem compreender e obedecer às regras morais, mas com o tempo os adultos ensinam a ela a importância de cumprir e respeitar as regras existentes. A partir do momento que conseguimos esse controle interno automaticamente estaremos exercendo nossa autonomia.